O Instagram é uma rede social que tem se tornado cada vez mais popular entre diversos públicos. Um dos grandes atrativos presentes no aplicativo são as histórias que podem ser postadas. Por isso, saber como usar o Insta Stories pode fazer toda a diferença na hora de compartilhar os seus melhores momentos.

O Instagram é uma rede social democrática que vem atraindo pessoas de diferentes idades e preferências, e estar por dentro de como usar o Insta Stories, inclusive, pode ser algo vantajoso no mundo moderno em que estamos vivendo.

Uma das peças fundamentais do Instagram atualmente é a história. Nela você pode postar suas fotos ou vídeos, e elas permanecerão no seu perfil por apenas 24 horas.

Isso pode ser útil para aquele caso em que a foto não está tão bonita para ser postada no perfil permanentemente, mas merece ser compartilhada.

Muitas pessoas também utilizam o Insta Stories para compartilhar assuntos cotidianos e suas rotinas, além de propagar mensagens que sejam de interesse próprio e dos seguidores.

10 dicas para saber como usar o Insta Stories

Zoom

Quando lançado, muitos não sabiam como usar o Insta Stories não permitia que o usuário aumentasse ou diminuísse o zoom das imagens, e ela deveria ficar apenas no formato da tela do celular, sem alterações.

Atualmente, já é possível mudar isso. Aproximando ou afastando os dedos, você pode regular o zoom da sua imagem, para que ela mostre aquilo que você deseja. Inclusive, é possível diminuir o zoom a ponto de ficarem duas bordas desfocadas, na parte superior e inferior da imagem.

Essa função é ideal para imagens que estão no sentido horizontal, ou que possuem um formato mais retangular que difere do formato usual das telas dos celulares.

Saber trabalhar o tamanho e enquadramento da imagem é essencial.

Adicionar fotos salvas

Outro ponto que tem incrementado e dificultado saber como usar o Insta Stories é o fato de poder usar fotos mais antigas nas histórias. Hoje em dia você pode pegar fotos da sua galeria, de qualquer data e adicionar a sua história sem nenhum problema.

Para fazer isso, basta arrastar a tela para cima e escolher a foto que desejar. Mesmo com uma foto antiga, é possível editá-la e usá-la exatamente como as demais, sem nenhum prejuízo. É ótimo para quem gosta de relembrar os bons momentos vividos.

Fotos gravadas no seu celular também podem ser usadas em histórias.

Localização

Tirou uma foto legal e quer mostrar aos seus amigos onde você está? Essa cultura de fazer check-in nos lugares veio do Facebook, onde as pessoas marcam os lugares onde estão apenas para compartilhar com seus circulo de amizades.

No Insta Stories, aprender como usar esse recurso não é difícil. Basta clicar no primeiro ícone do canto superior direito da tela e depois em localização.

Normalmente, ele busca automaticamente opções de lugares onde você possa estar, de acordo com seu GPS. Porém, caso você não encontre o lugar desejado, é só procurar o local clicando em “encontre uma localização”.
Você ainda pode escolher entre duas opções de cores, sendo a primeira com o fundo branco e as letras derivando entre roxo e azul, e a segunda opção em cinza e branco. Para alterar a cor da localização, é só clicar no nome do local, quando ele já estiver aparecendo na foto.

Além disso, quando adicionada a localização nas fotos, a história pode fazer parte da história daquela localidade, aparecendo para qualquer pessoa que assistir a história daquele local (quando o perfil não é privado).

O Instagram também permite “fazer check-in” no local em que você está.

Hashtag

As hashtags são uma febre que veio para ficar na era de internet, e no Instagram, habitat natural delas, não poderia ser diferente.

Muitas pessoas usam as hashtags para divulgar suas fotos, e assim fazê-las aparecer mais para diversas pessoas, outras, apenas porque gostam e acham divertido essa forma de se expressar e descrever a foto.

Mesmo que normalmente, na hora de usar hashtags, os usuários apenas digitem o símbolo diretamente do teclado, o Stories oferece uma opção diferente. Ela é voltada exclusivamente para essa função.

Clicando no primeiro ícone do canto superior direito da tela, aparecerá a opção HASHTAG. Clicando ali, basta escrever o que desejar e ficará no formato que você quer. Além disso, na hora em que o texto estiver sendo digitado, aparecem sugestões de hashtags que são bastante usadas. Assim como na localização, as cores também podem ser escolhidas, entre laranja e vermelho e cinza e branco.

Outro ponto importante é que ,quando usadas hashtags nas fotos, elas podem aparecer na história daquela hashtag, o que pode acabar divulgando a sua história.

As hashtags também são parte importante do Instagram.

Fontes

O Instagram lançou diversas opções de fontes que podem ser escolhidas entre os usuários. Para quem gosta de histórias mais elaboradas e bonitas, essa notícia é excelente. Ao total, são cinco modelos diferentes que podem ser usados livremente pelos usuários.

A fonte clássica é a fonte padrão do Stories, ou seja, a fonte que sempre foi usada pelos usuários. As novidades agora são a máquina de escrever, que, como o nome já diz, recria o modelo de letra usado por essas máquinas.

Há, também, o modelo Neon, em a letra é cursiva e a cor é em tom neon. A fonte moderna, cujo tamanho da letra varia de acordo com o texto escrito, além de todas as letras serem maiúsculas. E a fonte chamada Forte, cujas letras estão em negrito.

O aplicativo oferece várias opções de fonte.

Pincel

Para saber como usar o Insta Stories, é preciso saber como usar o pincel. Quem gosta de demonstrar seus talentos artísticos ou apenas gosta de escrever à mão, tem muito a usar.

O primeiro ponto a ser analisado é que existem diversos tipos de pincéis presentes no Instagram, e que muito lembram os pinceis do Paint. Para quem lembra do software, um dos modelos de pincel do Stories pode ser um equivalente ao Spray do Paint.

Também tem o Neon, que funciona da mesma maneira que a fonte, deixando uma cor neon na história, dois tradicionais, comumente usado pelas pessoas, e a borracha.

Além disso, você pode alterar o tamanho do pincel, movendo para cima ou para baixo a barra que aparece na lateral esquerda da tela.

Dê um toque artístico às suas histórias com os pinceis.

Cores

Sabendo de todas as funções do pincel e de todas as fontes, você também precisa saber como usar, no Insta Stories, a paleta de cores disponíveis no aplicativo. Pois são elas que podem deixar sua história mais bonita e colorida!

O Stories oferece quase 30 opções de cores para você usar com o pincel ou com as fontes. Ainda assim, se você não encontrar a cor que deseja, basta clicar no conta-gotas, (primeiro ícone do lado esquerdo das cores) e posicioná-lo em cima da cor que você quiser. Assim, você pode usar diversos tons que combinem com a sua foto, além de ter mais opções.

No caso dos textos, além de deixar as letras coloridas, você pode colorir o fundo delas, clicando na cor desejada e depois no A que aparece no canto superior esquerdo.

As opções de cores incrementarão ainda mais suas postagens.

Boomerang

O Boomerang é uma maneira diferente de gravar vídeos, e é muito utilizada dentro do Instagram em geral. Para quem é leigo no assunto, parece ser difícil de ser feito, o que é um mero engano.

Saber como usar o Insta Stories também passa por saber a fazer Boomerangs, já que eles são uma excelente alternativa para fazer vídeos divertidos em seu celular. Além disso, podem ser compartilhados em outras redes sociais.

Para fazer esse tipo de vídeo é muito simples. Ao lado da opção normal existe a opção Boomerang. Após selecioná-la, basta apertar no botão de gravar e esperar o tempo máximo de gravação do vídeo.

O Boomerang permite criar vídeos que se repetem para suas histórias.

Adesivos

Há diversos adesivos que você pode usar nas suas histórias, assim, pode deixá-las mais animadas e interessantes. O Instagram disponibiliza adesivos com o dia da semana, hora, temperatura, e desenhos como melancias e unicórnios. Além disso, a rede social costuma disponibilizar adesivos temáticos em diferentes épocas do ano.

Para saber mais sobre os adesivos disponíveis e como usar no Insta Stories, é só clicar no primeiro botão do canto superior direito. Ali, existem diversas opções de adesivos que você pode colocar em suas histórias.

Os adesivos temáticos deixarão suas histórias com a cara da época.

Vídeos

Para quem gosta de gravar vídeos, saber mais sobre como usá-los no Insta Stories é muito importante. Isso porque nessa ferramenta do Instagram você pode gravar vídeos ao contrário, por exemplo.

Ao lado da opção do Boomerang, você pode selecionar a opção “super-zoom”, que na hora de gravar ele dá um super-zoom automaticamente. Já com a opção “rebobinar”, o vídeo é reproduzido na ordem inversa em que foi gravado, ou seja, fica de trás para frente.

E há também como gravar com as mãos livres, isso é, não precisa ficar clicando o botão para o vídeo ser gravado.

O aplicativo ainda oferece diversos recursos de gravação de vídeo.

Com todas essas dicas, você pode se tornar um expert em como usar o Insta Stories, e a partir de agora, fazer histórias inesquecíveis, além de chamar a atenção dos seus seguidores com suas publicações bem elaboradas. E se você acha que esquecemos de algo e tem mais alguma dica para compartilhar, deixe nos comentários!

Confira como ter seguidores no Instagram método simples fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu