A máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras nunca fez tanto sentido como agora. A “falta de tempo” para dedicar-se a uma leitura extensa e a praticidade de um conceito resumido em uma foto ou vídeo faz do Instagram uma das redes mais populares no mundo. Neste guia, você aprende como ganhar mais curtidas no Instagram e usar a rede melhor.

Há mais ou menos três anos, o Instagram deixa de apresentar seu feed cronologicamente para basear-se na relevância da postagem para que a mesma apareça em mais timelines.

Tentando não fomentar a discussão se isso seria justo ou uma boa estratégia, é um recurso que dificilmente voltará atrás, portanto, é bom entendê-lo e aliar-se a ele para não ser prejudicado nas visualizações de seu perfil.

No decorrer deste post, você descobre alguns macetes para angariar mais likes e manter-se sempre em evidência. Vamos às dicas?

11 dicas de como ganhar curtidas no Instagram

1. Hashtags

O uso correto das palavras-chave em suas imagens ajuda a ganhar curtidas no Instagram.

As # (hashtags) são elementos que funcionam como marcações das palavras-chaves que remetem àquela imagem ou vídeo. No Instagram, elas são imprescindíveis para trazer o público que você procura.

O aplicativo permite o uso de até 30 hashtags por post, mas é interessante manter um equilíbrio, a fim de não sobrecarregá-lo ou fazer o inverso do planejado e espantar seu público.

O ideal fica entre 10 e 20, sendo essas palavras relevantes para o seu conteúdo em específico, sua marca e também o nicho em que está inserido. Datas comemorativas e momentos históricos também acabam virando #, use-os na época que estiverem em alta para mostrar engajamento.

Não utilize as mesmas hashtags em todos os posts. Dentro do seu assunto, prefira variar para conseguir atrair pessoas que seguem diferentes hashtags de um mesmo nicho do mercado. Por exemplo, você poderá usar em um post #brechó e num outro #amobrechó.

2. Qualidade das fotos e vídeos

No exemplo, sabemos que a desfocado é proposital, mas é muito importante se ater à qualidade do que você posta.

Um ponto que não deve ser ignorado é a qualidade das imagens. Não adianta inserir uma foto que no contexto do seu conteúdo se ela apresenta falhas como má qualidade.

Invista nos filtros que o aplicativo já possui e descubra editores de fotografia que estão em alta no momento. Faça com que sua imagem chame atenção e traga novos seguidores e, consequentemente, ganhe mais curtidas no Instagram.

3. Horário certo

Descubra o horário em que mais seguidores estão online para garantir mais curtidas no Instagram.

Outro ponto importante e muitas vezes ignorado é o horário da postagem. Descubra em que momento do dia você angariou mais likes e aposte neste período.

Em geral, o horário do almoço e depois do jantar são momentos de pico, mas é bom lembrar que cada perfil tem um tipo específico de seguidores, com seus próprios hábitos e momentos de interação.

Existem aplicativos que auxiliam nessa empreitada, não só apontando a melhor hora, como permitindo a programação da postagem e automatizando a interação baseada no perfil.

Dentre eles, podemos citar o Brume, InstaEasy e Gerenciagram. Todos possuem dias para testes, mas são serviços pagos.

4. Frequência

Crie o hábito de postar todos os dias.

Se você a princípio não consegue investir em apps pagos para otimizar seu tempo, é necessário desenvolver uma rotina para que seu perfil esteja sempre atualizado e, consequentemente, em evidência.

Como já falado anteriormente, um horário para postar colabora para que seu perfil ganhe notoriedade, assim como a prática de postar todos os dias para que o mesmo não fique “esquecido”.

Devido à adoção dos algoritmos pelo Instagram, é importante tornar-se relevante para que seu post apareça primeiro na timeline de seus seguidores.

Um erro comum que atualmente tem-se percebido é a postagem de três fotos seguidas de um mesmo contexto ou muito parecidas. Embora a prática deixe seu feed bonito, acaba por queimar duas das três fotos que você postar, pois apenas uma deverá ter destaque.

Postar constantemente pode também causar enfado e resultar em unfollows. Portanto, poste mais de uma foto somente quando essas fizerem parte de uma colagem.

5. Descubra, entre os seguidores, clientes em potencial!

Conquiste seus consumidores construindo uma relação de troca.

É fundamental que, ao criar um perfil comercial no Instagram, você perceba a importância da interação com o meio.

Ora, se você quer ser notado, é necessário fazer-se visto, não é mesmo? Para tornar-se relevante, aposte em uma boa comunicação, tanto com quem já segue seu perfil, como com os nichos aos quais você pertence.

Na prática, isso quer dizer responder seus seguidores e fazê-los sentir parte do seu negócio perguntando a opinião deles sobre o conteúdo ou produto que você oferece.

Tratando-se de nichos, é interessante que você também, ao ganhar mais curtidas no Instagram, as distribua. Não apenas com quem já te segue, mas pessoas que possuam o perfil do seu produto e pessoas que seguem perfis parecidos com o seu.

6. Seja relevante

Faça com que seu material seja motivo de compartilhamento.

Um bom termômetro para saber se você está acertando em suas postagens é analisar os comentários e perceber marcações neles. Se seus fãs estão propagando o que você oferece, é sinal de que está no caminho certo.

7. Encontre sua identidade

Descubra uma identidade visual que tenha a ver com seu produto ou marca e mergulhe na proposta.

Toda grande marca possui uma identidade muito característica que a define. Logomarca, cores e até mesmo a diagramação são referenciais de uma boa identidade visual.

Descubra o que tem a ver com seu produto ou serviço e invista na proposta, explorando o tema de um jeito que, ao depararem com a imagem no feed, saibam que trata-se de um post seu.

8. Conteúdo escrito

Embora a imagem seja a protagonista, não subestime a importância de suas legendas.

Já falamos no começo do artigo que uma imagem vale mais que mil palavras, mas ignorar uma legenda pode ser tão prejudicial quanto uma foto desfocada.

Tenha em mente que foto e texto são partes de um mesmo produto, então valorize a legenda para que a mesma não fique destoando do que está representando.

Um bom conteúdo agrega e tira as dúvidas mais comuns de seus seguidores, portanto, seja claro e atente-se aos erros gramaticais para ganhar mais curtidas no Instagram.

9. Instagram Stories

Use o Stories como aliado para ganhar curtidas no Instagram.

Quando este recurso começou a ser explorado, muita gente previu o fim do feed ou até do próprio Instagram, mas a verdade é que ele é uma ótima ferramenta para chamar a atenção e fazer-se de isca para que instigue a visita ao seu perfil.

Para garantir fazer do storiesseu aliado e não o contrário, não basta ser frequente em suas histórias, é preciso despertar a curiosidade de quem o assiste para levá-lo até seu perfil.

Nessa hora, podem vir promoções ou alguma colagem que demande uma visita para ganhar mais curtidas no Instagram.

10. Parcerias

A colaboração de influenciadores da internet pode ajudar, e muito, na conquista de mais curtidas no Instagram.

Tenha em mente que uma boa parceria pode gerar um grande aumento de followers, resultando em mais curtidas no Instagram.

Atente-se para que essa colab seja satisfatória para ambas as partes, e faça com que mais pessoas conheçam seu trabalho.

11. Instagram Insights

Por fim, temos o assunto mais abrangente, que é a ferramenta que auxiliará você no seu perfil business.

Quando você decide por mudar seu perfil pessoal para um comercial, algumas funcionalidades apresentam-se, facilitando a mensuração de seus resultados e colaborando para o alinhamento de suas expectativas.

Após a atualização, será possível ver quem começou seguir seu perfil na última semana, bem como quantas postagens houve neste período.

De modo mais detalhado, a ferramenta ainda aponta o gênero dominante de seu público, região e faixa etária do mesmo.

Tratando-se das atividades que você desempenha no seu perfil, o Instagram Insights ainda mostra a você o número de impressões, visualizações, alcance e cliques.

Ainda falando sobre métricas, a ferramenta disponibiliza o envolvimento que seu perfil tem gerado em seu público, utilizando como base curtidas, interações nos comentários e se salvaram seu conteúdo para posteridade.

Nos stories, será possível saber quem realmente assistiu sua história, quem acelerou a passagem, quem voltou para ver novamente e quem pulou a história do seu perfil.

Todos esses recursos possuem como intuito mostrar ao perfil comercial se este está no caminho certo para a conquista de seus objetivos ou se é necessário provocar alguma mudança. Com as respostas em mãos, fica mais fácil melhorar seu conteúdo e, consequentemente, ganhar curtidas noInstagram.

Se você gostou de nosso conteúdo, não deixe de conhecer outros materiais sobre engajamento e estratégias de marketing para upar suas redes sociais. Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter para saber das novidades!

2 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu